terça-feira, 7 de novembro de 2017

A VIOLÊNCIA CAUSADA PELO TRÁFICO DE DROGAS ILÍCITAS CRESCE EM PINDORAMA. VALE A PENA CONFERIR A OPINIÃO A RESPEITO DA ESPECIALISTA ILONA SZABÓ

Todos sabemos que a violência cresce em Pindorama mais do que eu um país em guerra. E também que o grande responsável por essa violência desenfreada é o tráfico de drogas ilícitas. Aí perguntamos por que se a gente pode fumar nicotina até estuporar os pulmões e beber álcool até ficar tomando a bênção a cachorro, não pode fumar tranquilamente o seu baseado, cheirar cocaína etc. Desde que tome cuidado para não prejudicar terceiros provocando desastres a coisas assim. Mal todas as drogas fazem.
Drogas: as histórias que não te contaram é um livro lançado recentemente que aborda esse candente tema. Foi escrito por Ilona Szabó, especialista em segurança pública e políticas de drogas e editado pela Zahar. A jornalista Isabel Clemente colaborou no trabalho, que custa R$39,90. Para ela, nem a proibição nem o liberou geral são realistas O que deve ser feito é uma regulação do mercado. Ela tem 39 anos e há 10 estuda o assunto. Durante esse tempo, integrou duas comissões internacionais nas quais foi responsável por auxiliar líderes mundiais na definição de estratégias para o enfrentamento da questão, como o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan.
Crê que proibir o uso de drogas é uma utopia e defende a adoção de políticas mais humanas, sem criminalização dos usuários, e que dependentes sejam tratados como doentes e o mercado de drogas regulado. Isso lembra a política levada a cabo para os moradores e usuários de drogas da Cracolândia, em São Paulo, pelo ex-prefeito Fernando Haddad; totalmente desmontada pelo novo e exibido prefeito João Doria.
No lançamento da obra feito na Livraria Cultura do Paço Alfândega, no Recife, a autora criticou a postura do Governo de Pernambuco de bonificar policiais por apreensão de drogas, dizendo que a polícia está enxugando gelo correndo atrás de pequenas quantidades do produto. Sugeriu foco na redução de homicídios.
No Jornal do Commercio do Recife de 5 e novembro, está a íntegra de uma entrevista de Ilona Szabó.


PS – O pesquisador Roberto Harrop acaba de lançar seu Pássaros de Aldeia, belo livro sobre pássaros da APA Aldeia-Beberibe que ele vem fotografando há anos como amador.

Nenhum comentário: