segunda-feira, 5 de setembro de 2016

DINHEIRO DA FUNDAÇÃO FORD/CIA PARA O CEBRAP. FERNANDO 2º DIZ QUE NEM TINHA COMO GASTAR E TAMBÉM NINGUÉM PRECISAVA PRESTAR CONTAS

Consta que a Fundação Ford (EUA) tem como um de seus objetivos conquistar a intelectualidade ocidental para as propostas ideológicas estadunidenses. Uma comprovação disso encontra-se no livro Quem pagou a conta? da pesquisadora inglesa Frances Stonor Saunders (tradução brasileira pela Record, de Vera Ribeiro). Segundo outro interessante livro, Fernando Henrique Cardoso, o Brasil do possível, da francesa Brigitte Hersant Leoni (tradução pela Nova Fronteira, de Dora Rocha), numa noite do início de 1969, pouco após a edição do infame AI-5 da ditadura de 1964-85, Fernando 2º (FHC) foi ao escritório da Fundação Ford, onde teve uma conversa com Peter Bell, seu representante no nosso país. Bell se entusiasma com a alma entreguista do xogum (qualificação que lhe foi dada por Mangabeira Unger, de Harvard) e lhe oferece uma ajuda financeira de US$145 mil para montar o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Isso era apenas uma entradazinha de uma ajuda que pode ter chegado US$1 milhão.
Agora que vimos Fernando 2º apoiando, junto com uma malta de tucanos de impressionante bico, o golpe travestido de impedimento contra a presidente eleita em 2014, podemos ter certeza sobre o dinheiro americano. Não o estavam jogando pela janela. Ele já tinha serviços prestados. Por exemplo, mancomunado com o chileno Faletto, acabava de lançar Dependência e desenvolvimento na América Latina. O livro defende a tese de que países em desenvolvimento ou mais atrasados podem se desenvolver mesmo mantendo dependência em relação a países ricos, como os EUA. Com essa grana para gastar à vontade, o xogum foi catapultado a personalidade internacional, sendo convidado por universidades europeias e estadunidenses. E o que é a Fundação Ford (ou era?): um braço intelectual da CIA, serviço secreto dos EUA.
Segundo a pesquisadora Saunders, o uso de fundações filantrópicas pela CIA ocultava a origem da grana e podia financiar intelectuais escolhidos por sua postura “correta” na Guerra Fria. O que tornou difícil sustentar equidistância cultural. No livro, a autora diz que, segundo Fernando 2º, o dinheiro era tanto que não se conseguia gastar tudo: “Não havia limites. Ninguém tinha de prestar contas. Era impressionante”.
Tem um economista estadunidense, Mark Weisbrot, colunista do inglês The Guardian e do The New York Times, que em 2012, falando à revista Carta Capital, exaltou a maior independência da América do Sul em relação aos EUA e ao FMI: “A região passou por uma mudança enorme na última década. No passado, estava dominada pelos Estados Unidos, mas hoje o Cone Sul é mais independente de Washington, além de ter uma política exterior autônoma. A mudança é histórica e abriu um monte de oportunidades. O crescimento econômico dos últimos dez anos na região foi muito mais alto do que aquele ocorrido entre 1980 e 2000. O grande resultado é mérito dos novos governos de esquerda”.

A Casa-Grande, empresários rentistas, reacionários empedernidos não podiam tolerar isso. Lugo, Zelaya, Dilma foram golpeados sem complacência. Maduro está balançando na corda bamba. Enquanto isso, Temer e seus asseclas que assaltaram o poder se apressam em torrar o que sobrou do patrimônio público, que o xogum não teve tempo de torrar. Merecemos? Isso vai mudar? Que o Bom Jesus da Lapa nos proteja.

Nenhum comentário: