terça-feira, 30 de agosto de 2016

DEUS NÃO SERIA BRASILEIRO? OU TRATA-SE DE UMA PAUSA?

Há essa brincadeira de que Deus é brasileiro. Quando foi escolhido um papa argentino, enfim um papa cristão, diziam que o papa é argentino, mas Deus continua brasileiro ... Gente, levando-se em conta a má qualidade da nossa assim dita representação popular, a presidente Dilma, que tem graves defeitos, mas foi eleita democraticamente, está definitivamente fora do Planalto. Tudo indica que o Congresso Nacional se entende bem com ditaduras e golpes. A não ser na ditadura do Estado Novo, permanece aberto e com os integrantes embolsando seus soldos. Quando um ditador plantonista tipo Geisel tem um surto e manda fechá-lo, ele continua impávido como instituição decorativa. Foi responsável pela rápida aceitação de renúncia de Jânio Quadros, ensaio para a longa ditadura de 1964-1985. Também aceitou às carreiras e sem exame declarar vacante a Presidência da República quando João Goulart permanecia em território nacional. Para abrir caminho à gorilada que vinha da selva (ou quem assassinou, torturou, cassou direitos não é selvagem?). Aliás, nem precisava esse açodamento. Bastava os marines dos EUA, que aguardavam na costa do Espírito Santo, desembarcarem (isso está documentado em papéis do Pentágono liberados).
Agora o usurpador Michel Temer, que traiu a companheira de chapa, sem a qual não estaria no Jaburu, tem mais de dois anos para completar o programa entreguista dos dois Fernandos, o 1º, Collor, e o 2º, FHC. A Petrobras já começou a ser fatiada para não custar muito caro às concorrentes estrangeiras. Já entregaram uma banda do pré-sal por um quinto do valor real. Banco do Brasil, Caixa e BNDES que se cuidem. Lembremos que, nessa sanha por derrubar Dilma, revelaram-se golpistas figuras como Fernando 2º, Serra, o netinho mimado de Tancredo Neves, uma porção de gente que se apresentava e continua se apresentando como democrata.
Por ao menos dois anos, será adiado o debate sobre regulação da mídia eletrônica. A Globo prosseguirá criando canais a mancheias para sonegar notícias, interpretá-las à sua maneira, manipulá-las. A TV Brasil e outras tevês públicas estão sendo assaltadas. Apesar do blá-blá-blá hipócrita de uma caterva de parlamentares, não haverá reforma política. Como iriam nossas vestais e varões de Plutarco derrubar mordomias e suas vergonhosas maneiras de se elegerem; acabar com partidos de aluguel como o PPS e tantos outros; diminuir o exagerado número de representantes; diminuir ao menos um pouquinho sua postura de classe?

Educação e saúde, que ganhariam muito com o resultado da exploração do pré-sal, que esperem melhores dias. Aguardemos que seja por pouco tempo, embora muita coisa seja irreversível. O “imparcialíssimo” juiz Sérgio Moro não sossega enquanto não pegar Lula. Por quê? E Aécio, Renan, tantos outros do lado tucano ou antipetista? Mas, segundo argutos observadores de toda essa sem-vergonhice que assola o país, se Lula (não estou dizendo que ele é santo) não for preso, se candidata a presidente e se elege. Se for preso, qualquer poste que ele indicar ganha. Se ficar, o bicho come; se correr, o bicho pega. É que o brasileiro se conscientizou mais politicamente neste século, enquanto também ascendia economicamente graças a políticas sociais. Daí a necessidade do golpe institucional em curso. Em 1964, também havia crescido muito uma conscientização abominada pela direitona da casa-grande. Golpe nesses metidos a coisa. Deu no que deu. Que Nossa Senhora do O nos proteja.

Nenhum comentário: