quinta-feira, 11 de junho de 2015

ASSALTO A MÃO DESARMADA, FRUTO DA PRIVATARIA TUCANA

Amigas e amigos, vocês já pararam pra pensar como falta qualidade à nossa vida? Os novos ricos, os deputados e senadores que vivem às custas da Viúva e às nossas custas, além das compensações que vêm do lado daqueles que financiaram suas campanhas, estão satisfeitíssimos. Viajam constantemente a países mais organizados, embora, quando voltam, nada tragam na cabeça para aplicar aqui. Sua generalizada incultura não lhes permite enxergar que também nós merecemos ruas calçadas, saneamento, boa educação e saúde públicas etc.
Já quem tem algum esboço de cultura sai de casa e logo encontra trânsito travado, sujeira nas ruas, calçadas que mais parecem corrida de obstáculos, transporte público, como o BRT (Via Livre; é gozação) e o metrô, com implantação atrasadíssima ou sucateado, camelôs privatizando o espaço público (se os políticos privatizam verbas públicas, pensam, por que nós não podemos seguir-lhes o exemplo?), carros particulares desrespeitando a teórica reserva de canais de trânsito para ônibus e muita coisa mais.
Se você, num belo dia de sol, quer pegar uma praia, pode se preparar para enfrentar preços absolutamente fora da realidade para obter maus produtos, muita sujeira, invasão do espaço por casas e barracas que quase atingem o mar etc. Não precisa nem sair daqui para ver que pode ser diferente. Basta ver programas de TV tipo Globo (com licença da palavra) Repórter, que nos mostram praias e outros pontos turísticos da Croácia, da Itália, da Europa em geral, dos Estados Unidos, até de países considerados por nós como de pouca higiene. Quando eu morava no Quatro Rodas de Olinda, vi, lá da cobertura, uma senhora distinta (?!) com sua filha, tirando de poderoso carrão e jogando dentro do mar todo tipo de lixo. E lá tem coleta de lixo (ao menos tinha; não sei se o prefeito Renildo Calheiros mantém esse serviço).
Ora, não dizem que é capitalismo o sistema econômico daqui? Como é que esse sistema funciona (pra uns) em países ricos e aqui vira bagunça? Conforme o iluminado americano-japonês, um tal de Fukuyama, a história se acabou com o colapso da União Soviética. Doravante, reina absoluto o perfeito e triunfante capitalismo. Mas o que é o capitalismo?
Segundo o filósofo e ecologista Leonardo Boff, “no capitalismo, já não é o homem que comanda, mas o dinheiro e o dinheiro vivo. A ganância é a motivação. [...] Um sistema econômico centrado no deus Dinheiro precisa saquear a natureza para sustentar o ritmo frenético de consumo que lhe é inerente”.
Para finalizar: em que outro país do mundo, o usuário precisa discar duas, três vezes para finalizar uma conversa? Isto é assalto a mão desarmada.

Nenhum comentário: