terça-feira, 3 de novembro de 2015

ENERGIA EÓLICA, UM SALTO DE FONTE LIMPA PARA O FUTURO

Primeiro que tudo, me desculpem o atraso nesta postagem. É que a nossa internet desapareceu por um bom tempo ontem. Registro aqui o desenvolvimento do parque de energia eólica em nosso Estado, que se concentra no Sertão e foi divulgado em reportagem da coleguinha Angela Fernanda Belfort, do Jornal do Commercio. Uma empresa cearense, a Casa dos Ventos, está inaugurando um grande parque em Caetés, Ventos de Santa Brígida, que tem capacidade para gerar 181,9 magawatts. E outra empresa, a italiana Enel Green Power, inaugurou outro em Tacaratu, Fontes dos Ventos (80 MW). Ambas investiram R$1,5 bilhão. Já temos capacidade para gerar quase 50% da eletricidade consumida no Nordeste.
Mais R$1,8 bilhão serão investidos em mais três parques eólicos até 2017. Antes, a prioridade para a instalação de energia eólica estava no Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia. Em nosso Estado e no Piauí, as prospecções e implantações começaram mais recentemente, quando as torres eólicas adquiriram mais altura (150 metros), o que permite maior captação.
Dado o surto de exploração dessa fonte energética, uma indústria de componentes eólicos já se instalou em Suape. E tem agricultores em dificuldades devido à seca que estão ganhando algum dinheiro com o aluguel de terras para a construção das torres; enquanto donos de pequenos negócios de restaurante e pousada viram seus empreendimentos se multiplicarem. O Nordeste pode gerar 100% de eólica poupando água das hidrelétricas nestes tempos de barragens em processo de quase total secagem. É a opinião do professor Everaldo Feitosa, que é vice-presidente da Associação Mundial de Energia Eólica e foi um dos primeiros a defender o potencial da nossa região quanto a essa fonte energética.
PS – 1 - Está completando um ano de circulação a revista Viver Aldeia (viver.aldeia@gmail.com), publicação dirigida aos moradores da APA Aldeia-Beberibe e àqueles que possuem ali casas e sítios onde passam fins de semana e férias.
2 – O Instituto Dom Helder Câmara (IDHeC) está convidando para a celebração do jubileu de ouro de um importantíssimo documento da história mais recente da Igreja, o Pacto das Catacumbas, compromisso tomado por um grupo de bispos, incluindo Dom Helder, participantes do Concílio Ecumênico Vaticano 2º. Será no dia 15 de novembro às 10h na igreja das Fronteiras e contará com uma reflexão do historiador Eduardo Hoornaert e o lançamento do livro O Pacto: ideário de uma Igreja pobre e servidora.

3 – Circulando mais um número do Jornal Igreja Nova.

Nenhum comentário: