quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

URUBU ESTÁ VOANDO DE COSTAS. MAS PODE SE APRUMAR EM 2017

Mais mal do que bem afinal mais um ano se vai na nossa contagem do tempo. Pelo mundo a fora, a direita vai avançando às braçadas na Europa, nos Estados Unidos, na América do Sul e em outras partes da Terra. O terrorismo ataca pontualmente, depois que países e povos antes humilhados, escravizados, colonizados decidiram, a seu modo, revidar aloprada e cegamente. Suportaram as Cruzadas, as “descobertas”, uma colonização infame e predadora, tiveram muita paciência. Ela esgotou-se para desespero do Ocidente tão cristão e civilizado. O ataque cego não se justifica, mas lembra, por exemplo, o ataque dos cruzados contra cristãos orientais. Se as pessoas se vestiam à moda oriental não podiam ser cristãs ... Lógica implacável do colonialismo que se iniciava, esquecendo que Jesus Cristo, Maria, os apóstolos se vestiam como os judeus da época, e que o cristianismo é uma religião de cepa oriental.
No Brasil, urubu está voando de costas, como dizia Stanislaw Ponte Preta. O golpe expõe sua incompetência e sua falta de votos. Tem um ministro manda-chuva que chamam de Eliseu Quadrilha ..., fora os que já foram defenestrados devido a suas folhas corridas ou a malfeitos mais recentes. Incrivelmente, os funcionários públicos do Estado do Rio (saudade do Estado da Guanabara) estão passando fome e sendo socorridos por colegas mais abonados ou cestas básicas. Insensível ao problema, o Judiciário de lá quer contratar garçons e copeiros para atender à parca fome (já comem muito) de Suas Excelências.
É um fim de ano que só deixará saudades na turma que vive às nossas custas como rentistas, parlamentares folgados, magistrados folgados, arquifolgados membros do Executivo. Esta situação, que nós não merecemos, só poderá mudar se anularmos o golpe, mandando essa corja para casa. O presidente usurpador, que mais parece um mordomo de filme policial, já está bem com a fortuna e incrível aposentadoria que acumulou, com tanto trabalho, diga-se de passagem, arrancando benesses aqui e acolá. Temos que reconhecer que a presidente deposta cometeu erros graves e não estava cumprindo o prometido em sua segunda campanha. Mas ela foi eleita, não deu golpe em ninguém e poderia melhorar se escutasse os conselhos de sábios do partido dela e de outros. Em suma, se soubesse fazer política. A saída é convocar, pela primeira vez em nossa história, uma Constituinte pra valer, sem profissionais profiteurs da política, e depois, só depois, eleger um presidente legítimo e um Congresso decente. Não sem antes mandar o golpista usufruir em Miami (como nossos políticos e ricaços fajutos gostam de Miami!) a fortuna que juntou com seu “Abre-te, Sésamo. Pensar em punição pra ele seria miragem. A não ser que o juiz Moro se converta a uma Justiça apartidária e equânime.
Aqui no Nordeste, uma prolongada seca maltrata os sertanejos e aumenta o êxodo rural para as cidades já inchadas e mal governadas. O que regiões ainda mais áridas que o assim dito Polígono das Secas conseguem fazer para conviver com o fenômeno cíclico, como irrigação e armazenagem de água em açudes, cisternas, nossos competentes governos se recusam a fazer. Apesar de possuírem bons estudos nesse sentido, como os acumulados nos arquivos da Sudene por uma missão israelense que por aqui trabalhou vários anos. Israel e o Texas, para citar apenas essas regiões, são mais áridos que o nosso Nordeste.
PS – Estou estudando algumas modificações neste blog, de olho nos meus leitores. Meu filho Paulo, que é do ramo, é meu assessor para assuntos internéticos.

Finalmente, apesar de tudo de mal que estamos enfrentando, desejo que vocês tenham passado um Natal razoável com suas famílias e que, para todos, 2017 seja um ano melhor para nós, o Brasil e o mundo.

Nenhum comentário: