sábado, 9 de janeiro de 2016

PODE-SE VIVER SEM UTOPIA (COMO EXTINGUIR ARMAS NUCLEARES)?

Essa notícia de que a Coreia do Norte, um dos países mais fechados do mundo e que proclama um comunismo totalmente fora de prumo, pior do que aquele tipo que terminou por estilhaçar a União Soviética, avançou em seu programa de produção de armas nucleares é extremamente preocupante. Nenhum país deveria ter armas desse tipo, nem os Estados Unidos, único país até agora a usá-las contra um país (o Japão) já em seus extertores no fim da 2ª Guerra Mundial. Em duas lapadas, mataram centenas de milhares de civis. Um terrorismo que o establishment estadunidense considera “do bem”, pois teria evitado mais baixas dos EUA e impedido a URSS de ocupar uma parte doJapão, contra o qual também estava em guerra.
O Brasil se recusou durante muito tempo a assinar o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares, inventado pelos EUA para que outros países não desenvolvessem nem a energia nuclear para fins pacíficos, como a produção de energia. Quem resolveu assiná-lo? Só poderia ser o xogum Fernando 2º, sempre obsequioso em relação aos desejos e imperativos estadunidenses. Israel, Índia, Paquistão podem ter até armas nucleares, não só produção pacífica. Agora aparece a Coreia de Pyongyang afirmando que já fez seu teste da bomba de hidrogênio. Assinando aquele tratado, o nosso país tem dificuldade na produção de energia de fonte nuclear, pois se submete a inspeções a que os EUA, a Rússia etc. não estão sujeitos.
Aonde nos levará a insensatez da dinastia familiar que governa aquele país desde os anos 1950? Vai empurrar uma bomba sobre a vizinha Coreia do Sul, extremamente desenvolvida? Ou mandar uma para o Japão? Será que a vizinha China, uma potência comunista com tinturas de capitalismo de Estado, conseguirá controlar os ímpetos belicosos do governo norte-coreano?
Já não bastam as inúmeras e infindáveis guerras tradicionais que a força dos produtores de armamentos espalha e sustenta pelo mundo afora, sobretudo no Oriente Médio? O governo dos EUA jogou suas duas bombas atômicas no longínquo Japão. E se os controladores do Estado de Israel decidirem experimentar as suas para completar a limpeza étnica dos palestinos? Como é que fica? São vizinhos, inclusive o governo sionista coloniza vastas áreas do pouco que sobrou da Palestina de 1967. Todo mundo ficará contaminado com irradiação nuclear. Ou é só pra fazer medo? E se o Paquistão e a Índia decidirem se enfrentar nuclearmente?

Não seria melhor todo mundo renunciar a tão perigosos e apocalípticos instrumentos bélicos? Mas aí já seria utopia. E se pode viver sem utopia? 

Nenhum comentário: