terça-feira, 5 de janeiro de 2016

QUEIMA DA LAPINHA. FOLIAS DE REIS

Estamos chegando ao Dia de Reis, com a queima da lapinha e folguedos populares por todo este imenso Brasil.O Dia de Reis é designado oficialmente pela Igreja comoe Epifania (aparecimento, manifestação, em grego) e, na maioria das igrejas orientais, é festejado como o Natal da Igreja Romana e de outras confissões cristãs ocidentais. A seguir, no calendário litúrgico cristão, vêm a Quaresma, Páscoa, Pentecostes, até chegarmos novamente ao Advento, que prepara a celebração do nascimento de Jesus Cristo.
Como sabemos, num cristianismo diluído como o nosso, não vivemos certamente segundo a descrição da vida dos primeiros, cristãos, narrada no livro dos Atos dos Apóstolos, onde ficamos sabendo como eles juntavam o que possuíam e faziam uma redistribuição a cada uma conforme suas necessidades, como se reuniam para a partilha do pão, o eucarístico e o do sustento físico, como pregavam o Evangelho a judeus e àqueles chamados de gentios, como São Pedro não exercia nenhuma administração monárquica, chegando a ser questionado pelos outros apóstolos e desafiado por São Paulo, que, este sim, tinha pretensões hegemônicas e era quem mandava mesmo (ou fazia força para isso), praticamente obrigando Pedro a viajar para Roma. Paulo só pensava em difundir o Evangelho no mundo greco-romano, enquanto Pedro era mais ligado ao mundo judaico e médio-oriental.
Hoje, nós (aqueles que nos dizemos cristãos) será que, nestas festas de fim de ano, prestamos uma atenção fraterna àqueles que nos servem em xópins, restaurantes, réveillons; bem como a outras pessoas obrigadas a trabalhar quando folgamos e que recebem, geralmente, remuneração baixíssima?

Bom seria fazermos um exame de consciência e tentarmos uma vida cristã mais autêntica durante o ano que temos pela frente, “O que fizerdes a um destes estareis fazendo a mim”, disse o Mestre. E lembremos: quantos ateus, agnósticos, fiéis de outras crenças levam uma vida muita mais cristão que a da maioria dos cristãos?

Nenhum comentário: