quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

SUDENE. CONVIVÊNCIA COM A SECA. FHC ABOMINA CARNE DE BODE

Além da crise que abala o mundo desde 2008, atualmente intensificada, e que no Brasil não é mais aquela marolinha de que falava Lula, o Nordeste ainda tem de enfrentar uma prolongada e cruel estiagem. O ex-presidente tinha razão quando queria dizer que a crise não mexia muito com o o nosso país naquela época, devido ao aprumo financeiro conquistado. A seca porém não depende de equilíbrio econômico-financeiro. Mas é preciso levar em conta que regiões muito mais secas do que o Nordeste e parte de Minas, como o Texas (EUA), o Estado de Israel, convivem com o fenômeno natural através de práticas de irrigação, de armazenagem de água e de uma agricultura adaptada à região. Os israelenses se orgulham de haver transformado o deserto em oásis.
No Brasil, um país sem projeto (já teve, mas perdeu) e herdeiro do escravagismo, de uma história política de golpes (Maioridade, República, Estado Novo, 1964 etc.) e do constante conluio dos herdeiros das capitanias e sesmarias contra o povo, o fenômeno das secas vem sendo tratado malandramente, como fatalidade, castigo de Deus, e constitui um achado para os que vêm embolsando verbas públicas e propinas há muito tempo. A diferença atualmente é que investiga-se e pune-se a malandragem, embora ainda haja muita coisa a investigar e punir. Outra tronchura: a punição é seletiva. Malandragens tucanas ainda ganham a proteção de magistrados.
No começo do século passado, foi criada a Inspetoria Federal de Obras contra as Secas (Ifocs, que depois virou Departamento, o Dnocs). Pouco depois, o Ifocs era traduzido como “Imensos furtos operados contra os sertanejos”. A coisa vem de longe, não foi inventada pelo PT, embora este tivesse a obrigação de manter seus princípios. O processo de privatização, no governo do xogum Fernando 2º, também conhecido como FHC, foi uma patifaria só (vejam o livro Privataria tucana). Claro que havia empresas a privatizar (até a Editora José Olympio tinha sido estatizada) A ditadura adorava criar estatais para acomodar a turma que, alegadamente, chegara para moralizar. Mas algumas empresas estratégicas, como a Telebras, a Embratel e algumas outras, precisavam ser preservadas. Dona Margareth Thatcher, que inventou a desestatização lá na Grã-Bretanha, fez um processo de privatização decente, com pulverização de ações e não entrega literalmente a “amigos do rei” (o rei era Fernando 2º e o primeiro-ministro o aloprado Mota).
Voltando às secas. Acredito que hoje não se constroem mais açudes para deleite de latifundiários. Mas sabota-se a reforma agrária, a irrigação e a construção e distribuição de cisternas pré-fabricadas. Convém lembrar sempre, pois os mais jovens costumam esquecer o passado, o trabalho de uma missão israelense que andou por aqui, no tempo que a Sudene era Sudene, e deixou bons estudos (Israel é craque em convivência com a seca). Nunca saíram da prancheta. Nem na ditadura, nem quando o Sarneystão foi fraudulentamente ampliado, nem na dinastia dos dois Fernandos, nem nos governos do xogum e do PT.
Pesquisem na web um caderno especial editado pelo Jornal do Commercio (17 de setembro de 2013) sobre a questão, sob o título “Outro Sertão é possível”. É um trabalho muito bem feito e abrangente dos repórteres Felipe Lima, Adriana Guarda e Angela Fernanda Belfort, com fotografias de Heudes Regis e Alexandre Gondim. Ivanildo Sampaio, que na época era diretor de Redação do JC (hoje ele é coordenador do Comitê de Conteúdo de todo o Sistema JC), escreveu no caderno especial sobre a ideia plantada por Celso Furtado de convivência com a seca: “Vieram planos, vieram projetos, foram feitos experimentos com irrigação a partir de lençóis aquíferos subterrâneos. Ficou constatado que o Sertão é viável [...]. Um dia a Sudene acabou, por obra e graça do então presidente Fernando Henrique e do silêncio quase cúmplice dos nordestinos que o assessoravam. Alegava-se que a corrupção ali grassava, mas em lugar de nominarem, julgarem e condenarem os corruptos, preferiram o menor esforço de extinguir o órgão”.

Mais uma obra de FHC contra o Nordeste. Ele abomina carne de bode. Também, com tripas tão insignes.

Nenhum comentário: