sábado, 23 de setembro de 2017

É O DESMONTE DO PAÍS E DO ESTADO DE PERNAMBUCO A OBRA DO DESGOVERNO GOLPISTA

Enquanto a violência toma conta do Estado, capital e interior, Pernambuco vai perdendo cada vez mais competitividade. Tendo crescido muito durante os governos petistas, aliados a Eduardo Campos, hoje vai passando para trás de estados que ousam mais e têm governos articulados e dinâmicos. Consultorias e pesquisadores avaliaram dez pilares temáticos: infraestrutura, educação, inovação, potencial de mercado, segurança pública, solidez fiscal, sustentabilidade social, sustentabilidade ambiental, potencial de mercado e capital humano.
Resultado, com o ilegítimo governo, golpista, de Michel Miguel Elias Temer Lulia, as coisas pioraram ainda mais por aqui, porque a ordem agora é vender tudo a preço de banana, como nos velhos tempos do hoje golpista saído do armário Fernando 2º (FHC). Suape perde o vigor e a capacidade de alavancagem de outrora. A Refinaria Abreu e Lima não deslancha e está cercada por sérias acusações de corrupção. O Estaleiro Atlântico Sul está encolhendo à míngua de encomendas, sobretudo agora que o desgoverno golpista cortou pedidos da Petrobras.
Não se pode por toda a culpa no TEMERário desgoverno federal golpista de hoje. Conversando há pouco com um cearense aqui radicado, ele me falava sobre o dinamismo do equivalente cearense a Suape, Pecém, e de outras iniciativas daquele Estado.
Tudo bem (ou mal), a situação de Pindorama está mais pra urubu do que pra colibri, como dizia o inesquecível Stanislaw Ponte Preta. Mas são os próprios empresários a garantir que a violência representa um grave obstáculo à presença de consumidores nas ruas de comércio. Uma gerente de loja da Rua da Imperatriz afirma que o movimento ali caiu uns 70%: “a rua está morta”. Um comerciante da mesma rua repete que a rua vira deserto à noite. Na Rua da Moeda, no outrora seguro Bairro do Recife, outro empresário se queixa de que “a gente está à mercê dos bandidos”.

Vanguardista do comércio, Pernambuco está hoje sem consumidores porque salários e aposentadorias encurtaram e a esperança sumiu. Essa turma aí que assaltou o poder tem mesmo o objetivo de desmontar este país tropical, outrora “abençoado por Deus e bonito por natureza”. Constituinte exclusiva! Diretas já!

Nenhum comentário: