segunda-feira, 11 de setembro de 2017

REDE GLOBO SEM REGULAÇÃO APOIOU A DITADURA E FOI POR ELA APOIADO

Acrescento hoje alguns despachos ou declarações de eminentes figuras da ditadura de 1964-85 enaltecendo ou favorecendo a Rede Globo. A rede, posteriormente, teve a desfaçatez (vulgarmente cara de pau) de fazer mea culpa por sua adesão incondicional ao golpe e aos 21 anos de trevas dos generais golpistas.
“Expus que o procedimento do Ministério das Comunicações, durante minha gestão, pautou-se por uma política de radiodifusão explorada pela iniciativa privada, com a televisão estruturada em redes nacionais. Essas redes devem ser estabelecidas em torno de um pequeno núcleo de propriedade de um grupo, as demais emissoras são a ele afiliadas.” (Golbery do Couto em 1978)
“Devo dizer que o doutor Roberto Marinho nunca me criou qualquer tipo de dificuldade. Eu, ministro-censor, ele diretor do Globo, da televisão Globo, da Rede Globo, da Rádio Globo, da Rádio Mundial, da Rádio Eldorado, ele nunca me criou dificuldade.” (Armando Falcão, ministro da Justiça durante a ditadura, falando sobre o Jornal Nacional no documentário da BBC Beyond Citizen Kane. Esse documentário circula clandestinamente, pois nem a Rede Globo nem outras TVs o divulgam. Eu o vi na Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco)
“Sinto-me feliz todas as noites quando ligo a televisão para assistir ao jornal. Enquanto as notícias dão conta de greves, agitações, atentados e conflitos em várias partes do mundo, o Brasil marcha em paz rumo ao desenvolvimento. É como se eu tomasse um tranquilizante após um dia de trabalho.” (General-ditador Emílio Garrastazu Medici sobre o Jornal Nacional da Globo, na fase de maior repressão da ditadura)
“No dia 13 de julho p.p., foi realizado, no gabinete do ministro Golbery, reunião com sua presença [...] e do sr. Roberto Marinho com dois auxiliares. O sr. Roberto Marinho, em longa exposição, mencionou todas as atividades que realizara, não só em radiodifusão comercial, como também em tele-educação e assistência social. Mencionou também o constante apoio que vem dando ao governo.” (Golbery do Couto em 1978)

Essa pequena amostra indica a urgência da regulação da mídia em concessão no Brasil, como há em qualquer país civilizado. O que só ocorrerá se o juiz Moro largar o pé de Lula e este for reeleito. Regulação já! Fora Temer!

Nenhum comentário: