domingo, 3 de setembro de 2017

POR QUÊ A GENTE TEM TANTOS PROBLEMAS DIGESTIVO-INTESTINAIS?

Prezadas e prezados leitores, Atrasei um pouco esta postagem, mas não foi por causa da “privataria tucana”. É que eu tive de me internar por dois dias para retirar um pólipo do intestino e ainda estou em recuperação. Peço-lhes licença para juntar a postagem de sexta-feira passada com a da próxima segunda.
Vou conversar com vocês sobre os possíveis motivos de a gente ter muitos problemas digestivo-intestinais. Podem não concordar comigo, mas eu acredito que o homem é um animal herbívoro e não carnívoro. Eu não sou vegetariano nem vegano, prefiro peixe à carne, mas, observando a arcada dentária do homo sapiens e seu aparelho digestivo, vemos que os dentes humanos não são adaptados a comer carne, ao menos crua, como os carnívoros irracionais. No entanto, o homem, com seu livre arbítrio, decidiu, a certa altura de sua evolução, alimentar-se de carne assada ou cozida.
Quanto ao aparelho digestivo-intestinal do animal racional, ele também é muito longo e não curto como o dos irracionais carnívoros. Sendo longo, ele absorve toxinas e outros elementos que não consegue processar. Daí a frequência de males estomacais e intestinais que atingem o homem; como úlcera, azia, mal de Crohn, colite ulcerativa, inflamação, abscessos com pus, sangramento anal. Estes dados foram tratados no recente 9º Simpósio Internacional de Atualização em Doença Inflamatória Intestinal, ocorrido em São Paulo. Boa parte da turma que gosta muito de carne, tanta gente, aprecia a carne mal passada, o que deixa ainda mais vulneráveis o estômago e o intestino.
Eu costumo observar muito o desempenho do meu corpo, a minha saúde e, depois que fui levado a extrair esse pólipo no intestino, fiquei ainda mais atento. Além disso, tenho lido muito sobre os efeitos do glúten no aparelho digestivo. Muitos médicos falam que glúten é nocivo, mesmo para quem não tem a doença celíaca, que uma alergia grave a esse componente de vários alimentos.

A gente fica meio confuso e incrédulo por precisar deixar de comer tanta coisa boa, como pão, massas etc. No entanto, elogia-se muito a chamada dieta mediterrânea, que inclui azeite, muita massa, vinho. Durma-se com um barulho desse. Estou só fazendo algumas observações após o procedimento a que me submeti. Creio que seria positivo para a nossa saúde prestar mais atenção a observações como as que faço aqui.

Nenhum comentário: