terça-feira, 17 de outubro de 2017

ALÉM DE CHARTRES, TAMBÉM ESTÁ EM RESTAURAÇÂO A CATEDRAL GÓTICA FRANCESA DE NOTRE DAME DE PARIS

Falei a vocês há dias, caras leitoras e caros leitores, sobre um trabalho de restauração em curso na catedral de Notre Dame de Chartres, perto de Paris. Hoje me refiro a sua irmã mais famosa que é Notre Dame de Paris. Ela foi construída entre os séculos 12 e 13 e só passou por reforma em 1844-64. A deterioração não é notada pelos milhões de turistas (cerca de 13 milhões) que a visitam todos os anos. Mas há gárgulas quebradas, balaustradas caídas, muita coisa escurecida pela poluição e corroída pela água das chuvas. Embora não haja risco de colapso, o monumento chegou a um estado crítico e vai ser caro o trabalho de restauração. Cerca de 150 milhões de euros.
Quando eu estudava na França e visitei Notre Dame, é claro que não percebi nada disso. Além da joia arquitetônica medieval, admirei muito seus subterrâneos, com raridades da época em que a capital francesa ainda era chamada pelos romanos Lutetia Parisiorum, de onde veio o nome atual de Paris. Fica na ilha da Cité e, por trás da catedral, há uma ilhazinha menor encantadora, a de Saint Louis. Para levantar fundos para a obra de restauração foi criada a Fundação Amigos de Notre Dame, liderada por Michel Picaud e recentemente criada, que pretende obter doações dos ricos Estados Unidos, país ligado culturalmente à França e que a libertou da ocupação nazista nos anos 1940.
Os vitrais da nave já foram substituídos nos anos 1960, com bom resultado, e a fachada frontal tem hoje um branco reluzente, graças à limpeza da pedra na década passada. Vários sinos foram substituídos em 2013. Peguei os dados desta postagem em artigo de Aurelien Breeden, do The New York Times News Service.
Aqui no Brasil, nossos monumentos históricos, inclusive igrejas, são muito negligenciados. Alguma coisa já foi restaurada. Mas mesmo nos patrimônios culturais da humanidade, declarados pela Unesco, como Olinda (PE), muita coisa está se deteriorando gravemente sem receber socorro. Com um governo ilegítimo e golpista, como o que temos agora com Michel Miguel Elias (fora!) Temer Lulia, a situação fica pior, pois o assim dito larápio-geral da República só se preocupa em gastar dinheiro em propinas para não ir parar na Papuda.

Diretas já! Constituinte exclusiva já!

Nenhum comentário: