terça-feira, 10 de outubro de 2017

SUPREMO DERRAPA MAIS UMA VEZ AO AUTORIZAR DISCIPLINA RELIGIOSA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PINDORAMA

Nós estamos mesmo, gente, com um Judiciário (e também outros poderes) muito mambembe. O STF e outras instâncias legislam, abençoam a derrubada ilegal de uma presidente eleita, abrigam juízes que não conhecem aquele provérbio grego, segundo o qual “cabe ao juiz julgar com equidade”, são nomeados pelos chefes de governo conforme as conveniências deles e às vezes ficam de plantão para habeas-corpus a gente próxima.
Temos, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas, um Congresso dos mais desacreditados do mundo, com uma maioria fisiológica e predadora. Com aceno de benesses, aprovam tudo o que o presidente golpista e consequentemente ilegítimo Michel Miguel Elias (fora!) Temer Lulia quer, como vinte anos de congelamento de gastos sociais (dinheiro para suborno não falta), fim da CLT com ampla terceirização da mão de obra, “reforma” da Previdência, quando bastaria que os patrões inadimplentes pagassem o que devem etc.
Quanto ao atual presidente falsiê da República nem é preciso falar. Já está tudo falado e os irmãos Batista o chamam impunemente de “ladrão-geral da República”.
Diante de tudo isso, chamo a atenção de vocês para um ótimo artigo do economista e consultor Sérgio Buarque, no Jornal do Commercio do Recife, há umas duas semanas. Ele trata de “um passo atrás na história da civilização”, dado pelo STF ao aprovar a autorização para a introdução de disciplina religiosa nas escolas públicas do país.
“Numa clara negação das regras republicanas do Estado laico previstas na Constituição (desde a Constituição de 1891”, escreve Buarque, “a decisão da alta corte permite que as escolas públicas do Brasil ofereçam ensino religioso confessional específico, ou seja, de uma determinada crença religiosa, a ser escolhida pelo poder público”.

O nosso Estado laico parece ser sui generis, pois temos até bancadas evangélicas, bispos protestantes e pastores que se elegem por igrejas travestidas de partidos. E ninguém reclama. Deve ser bom para o tipo de político que temos. O ministro do STF Luís Roberto Barroso, voto vencido na questão, enfatizou que o ensino religioso “viola a laicidade, porque identifica Estado e Igreja, o que é vedado pela Constituição”.

Nenhum comentário: