quarta-feira, 18 de outubro de 2017

DAS ESTRADAS DE MINAS SEGUIU PRA SÃO PAULO E FALOU COM ANCHIETA / O VIGÁRIO DOS ÍNDIOS ALIOU-SE A DOM PEDRO E ACABOU COM A FALSETA / FOI PROCLAMADA A ESCRAVIDÃO

Bem dizia Bertolt Brecht: “A cadela do fascismo está sempre no cio”. E é bom sempre recordar Sérgio Porto, o imortal Stanislaw Ponte Preta, sobrinho da Tia Zulmira e primo do Altamirando. Entre outros personagens dele está o doutor Data Venia, advogado. É indubitável que a cadela do fascismo soltou-se com o golpe pseudoconstitucional contra Dilma Roussef. É o novo golpe engendrado por Washington. Apesar de que tem aí uns milicos baderneiros, e também civis, dispostos a tentar outra aventura como a de 1964.
Tudo é possível contra o povo no desgoverno golpista de Michel Miguel Elias (fora!) Temer Lulia. Aquele alcunhado pelos irmãos Batista de “ladrão-geral da República” não tem nenhum ideal nem programa decente e sua gana é só enriquecer pessoalmente mais e mais e, fascistamente, levar o povão ao desespero.
A última façanha do golpista foi “proclamar a escravidão”, como dizia Stanislaw do Samba do Crioulo Doido. Agora vai ficar mais difícil localizar e sobretudo punir quem utiliza mão de obra em regime análogo à escravidão. Pela portaria 1.129/2017 do Ministério golpista do Trabalho, passa a ser atribuição do ministro do Trabalho a inclusão de nomes de empregadores flagrados por trabalho escravo na Lista Suja.
Há 20 anos o nosso país recebe elogios de organismos internacionais por sua legislação nessa área. A briga vai ser grande com o Ministério Público do Trabalho. Mas foi muito elogiada pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi, o rei da soja.
Sorry, como diria um inglês ou estadunidense. A mentalidade escravagista está entranhada nas nossas cultura e sociedade. E a abolição em 1888 não foi complementada com uma reforma agrária que desse terra para os antigos escravos sobreviverem, como propunha o nosso grande Joaquim Nabuco. Todo país civilizado já fez sua reforma agrária. O Brasil continua “impávido colosso” na defesa do latifúndio e só a muito custo se consegue liberar terras para agricultores que não as possuem. O esforço do MST não tem gerado grandes resultados.
Blairo Maggi e outros acham pouco e aprovam o trabalho escravo. O desgovernante golpista e seu ministro também acham pouco e agora querem dificultar a localização e punição de patrões neoescravagistas.
Então, foi restabelecida a escravidão.

Fora Temer! Diretas já! Constituinte exclusiva já!

Nenhum comentário: