quinta-feira, 12 de outubro de 2017

NOVO CLIMA PROPICIA A CONSTITUIÇÃO DE UM ESTADO PALESTINO SOBERANO. SERÁ QUE DESTA VEZ SAI?

Pinta aí um novo clima propício a que finalmente o Estado de Israel permita, do alto de seu altos tamancos, que a Palestina seja afinal um Estado em plenitude e não de ficção. O Trumpalhão dos Estados Unidos já não é defensor incondicional da política racista do premiê Netanyiahu. O presidente estadunidense é menos confiável e altamente imprevisível. E, o que é muito importante, está chegando ao fim a dissidência palestina entre o Hamas, que controla a Faixa de Gaza, e a Fatah, do presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mamoud Abbas.
Importante também é que o presidente Vladimir Pútin entrou no circuito, sem nenhuma simpatia pela política sionista segregacionista do governo israelense. O novo chefe do Hamas, Ismail Haniyeh, é mais moderado que seu antecessor Khaled Meshaal e aceita uma Palestina soberana em coexistência com o Estado judeu.
A Rússia deseja consolidar sua presença e bases militares na Síria e tem boas relações com Teerã. Apesar disso, suas relações com Israel não são hostis. O premiê Netanyahu visitou Moscou várias vezes e, durante o governo de Barack Obama, que ele detestava, pensou em trocar os EUA pela Rússia como aliado preferencial. Pútin não trabalha com um lobby sionista interno, como Washington, nem com o rancor e desconfiança do mundo árabe pelas intervenções estadunidenses. Seria assim Moscou um mediador potencialmente mais crível por ambas as partes. O acendrado racismo de Netanyahu afastou do seu governo grande parte da comunidade judaica dos EUA, principalmente os mais jovens. Moscou não vai oferecer a Israel a aniquilação do Irã, mas á capaz de manter as forças iranianas longe das fronteiras israelenses. Isso se houver cooperação do estado judeu em aceitar uma solução para a questão palestina, o que sempre foi obstruído por Tel-Aviv.
A política fascistoide de Netanyahu, desde sua posse em 2009, foi de inviabilizar um Estado palestino soberano, anexar a maior parte do seu território e formar enclaves sob seu controle no restante, onde conta com uma mão de obra barata e sem direitos de cidadania. Como no apartheid da África do Sul pré-Mandela. Mas o mito da invencibilidade israelense ficou chamuscado na fracassada guerra com o Hezbollah em 2006.

Os acordos de Oslo, que quase solucionaram a questão palestina, foram boicotados sistematicamente pelo governo judeu. Yasser Arafat, que dirigia a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) também não agiu corretamente, o que favoreceu a política sionista de apartheid e limpeza étnica.

Nenhum comentário: