sábado, 21 de outubro de 2017

ENSINAR, EDUCAR NÃO É FÁCIL. É IMPRESCINDÍVEL QUE O MESTRE SEJA UM EDUCADOR, UM PEDAGOGO

Ensinar não é fácil, educar filhos e alunos. Eu mesmo, que estudei um bocado na vida, experimentei a carreira docente algumas vezes, mas não me julguei apto a exercê-la. Não basta você saber a matéria que ensina. É imprescindível ser um educador, um pedagogo. Era o que ocorria, por exemplo, com mestre Paulo Freire, em cuja equipe trabalhei antes do golpe de 1964, quando militares equivocados ou golpistas mesmo tomaram de assalto o governo e o país por 21 anos.
Não precisa ir à Europa, Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul para encontrar bom ensino e professores com salários compatíveis. Argentina, Chile, Uruguai têm melhor ensino que o do nosso país. Mas apesar da falta de incentivo aqui e dos baixos salários, a carreira docente ainda atrai. Das graduações da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) 25% são de licenciaturas. E estas serão bem mais atraentes quando a profissão docente for valorizada com salários dignos.
Para Cláudia Costin, coordenadora do Centro de Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, deve haver liberdade e pluralidade de pensamento na sala de aula. Afirma também que o professor deve conhecer bem seus alunos. Não basta repassar a visão do mundo registrada nos livros didáticos ou explanada pelos mestres. É importante que a escola ensine a pensar. Reflexão crítica autônoma e informada é importante com professores trabalhando em conjunto.
Ela diz que avançamos na direção correta, mas de forma lenta. Universalizamos o acesso ao ensino fundamental. Construímos um sistema de estatísticas educacionais bastante competente. O caminho é de melhora. É necessário fazer algo para acelerar o processo. Os bons professores tentam mostrar aos alunos que há uma pluralidade de vozes na democracia e que é importante respeitar perspectivas distintas e evitar o caminho fácil de rotular quem pensa diferente.

Costin conclui que é fundamental tornar a profissão de professor mais atrativa e profissionalizada, com salários melhores, possibilidade de atuar em uma única escola com equipes estáveis, boa liderança e um ambiente de aprendizagem saudável. E ainda que não há receita única para melhorar a educação de qualidade sem atrair e reter bons mestres.

Nenhum comentário: