quinta-feira, 17 de agosto de 2017

CORRUPTO, PATRONAL E CALOTEIRO. EIS A DESCRIÇÃO DO CONGRESSO NACIONAL FEITA POR UMA REVISTA SEMANAL, QUE CERTAMENTE NÃO É A VEJA

Uma revista semanal aí, Carta Capital, dos poucos órgãos da nossa imprensa que divulgam a verdade factual, sem distorções, interpretações, sonegações, descreve o Congresso Nacional como corrupto, patronal e caloteiro. Quando eu falo em interpretação, refiro-me àquelas interpretações do tipo “global”, que só confundem o leitor desprevenido e lhe subtraem a conscientização. Tem até um programa da Globo News que se chama “Fatos e versões”. Quando é uma interpretação ou versão ou distorção de um William Waack, a coisa é ainda mais perigosa, pois o cabra é inteligente e culto. Já um Alexandre Garcia é menos perigoso por ter a cabeça mais ou menos oca.
Pelo repórter, André Barrocal, vemos o presidente espúrio e golpista Michel Miguel Elias Temer Lulia em alegre confraternização com o insigne ministro do Supremo Gilmar Mendes, que pode vir a julgá-lo, e o presidente da Câmara Rodrigo Maia, que quer o lugar do golpista. E ficamos também sabendo que de cada três congressistas, um é caloteiro; e que de 300 a 400 são investigados no STF; R$ 877 milhões é o valor dos papagaios dos congressistas caloteiros; 42% são empresários e fazendeiros; 55 são réus em ações penais no STF.
A pergunta se impõe. Com um Congresso desse jaez, nós somos realmente representados. E um tal conluio de interesses espúrios pode fazer reformas dignas deste nome? Estão querendo parlamentarismo, distritão, mas tudo em proveito próprio e para enfrentar a renovação das casas legislativas mais comodamente e perpetuar seu deletério reinado.
Em duas ocasiões, o regime parlamentarista foi rechaçado com grande folga em plebiscitos. Em 1963, quando 82% do eleitorado votaram contra e só 18% o aprovaram E novamente em 1933, quando 55,6% se pronunciaram contra e 24,9% a favor.

Ora, o regime parlamentarista, a meu ver, é o menos imperfeito e funciona muito bem na Grã-Bretanha, na Índia e em vários países europeus com boa quilometragem de civilização. Se algum dia for adotado no Brasil, teria de ser por uma Constituinte exclusiva, com representação de personalidades preeminentes e não de viciados políticos profissionais (no pior sentido). O mesmo se pode dizer para voto distrital, distritão, distritinho e tudo isso que vem engendrando a mentalidade tacanha de representantes que não representam o eleitorado, e sim a si mesmos, seus financiadores, agronegócio et caterva 

Nenhum comentário: