segunda-feira, 14 de agosto de 2017

TAÍ UM PROJETO BOM, O BIKE PE. APARENTEMENTE ABANDONADO, COMO TANTOS OUTROS. MAS GARANTEM QUE ESTÁ EM REFORMULAÇÃO

Mais um projeto civilizado definha, o Bike PE. A explicação dada pelos responsáveis é reformulação. E não se pode reformular (supõe-se que para melhor) sem parar ou encurtar o serviço? Trata-se de um projeto de compartilhamento de bicicletas públicas na Região Metropolitana do Recife. Mas já foram desativadas mais de 15 estações onde o usuário pode pegar uma bicicleta e fazer um percurso até outra.
A colega Roberta Soares, do Jornal do Commercio, escreveu recentemente reportagem a respeito, onde informa que o projeto foi criado há quatro anos com 80 estações e promessa de expansão. Encolheu. Acrescento que, num país desgovernado pelo golpista Michel Miguel Elias Temer Lulia, onde se mata a esmo, rouba-se demais a exemplo da quadrilha que comanda o país (ver opinião de Joesley Batista), serviços públicos de qualidade se ausentam cada vez mais do quotidiano do cidadão, rodovias lembram as crateras lunares, não há dinheiro para educação e saúde mas sobra para o golpista comprar parlamentares driblando a Papuda (presídio de Brasília), ferrovias são sucateadas e por aí vai, nesse país que já foi nosso e hoje pertence ao deus Mercado, podemos esperar tudo de ruim.
Acrescente-se ainda o vandalismo habitual em uma sociedade sem direito a uma boa educação. Direito tem, mas não oportunidade. Qual o interesse que tem o governo golpista em educar a população, dar-lhe ares contemporâneos? Na Holanda, um pequeno país muito civilizado, usa-se muito a bicicleta e ninguém sai por aí roubando nem deteriorando um veículo tão à medida do homem. Mas nós pernambucanos perdemos o trem da história quando mandamos os holandeses de volta à sua terra e restauramos a Inquisição e todo tipo de preconceito. Alguns dos holandeses que daqui partiram fundaram, mais tarde, a cidade de Nova Amsterdam, nos Estados Unidos. Onde é essa cidade? Nada menos que Nova York, rebatizada mais tarde.
A administradora do Bike PE, em parceria com o Banco Itaú, promete para setembro a chegada dos novos modelos de bicicleta, com tecnologia da canadense PBSC Urban Solutions. No Rio, São Paulo, Salvador e Porto Alegre, projetos similares também estão passando por essa mudança operacional, que inclui tecnologia antifurto, informa a repórter.

Vamos torcer para que tanta promessa tenha fundamento e para que o poder público não continue abandonando projetos que dão ou poderiam dar certo.

Nenhum comentário: