segunda-feira, 7 de agosto de 2017

PESQUISAS E BOLSISTAS PODERÃO PERDER SEU FINANCIAMENTO. MAS TEM DINHEIRO PARA COMPRAR PARLAMENTARES COM O OBJETIVO DE LIVRAR TEMER LULIA DA PAPUDA

Desculpem a insistência, mas vem aí uma nova calamidade TEMERária. Muitas centenas de bolsistas do CNPq poderão perder seu financiamento, pondo a perder mestrados, doutorados, pesquisas em curso. Há dinheiro de sobra para comprar parlamentares, na peleja por livrar Michel Miguel Elias Temer Lulia da cadeia; mas, na hora de financiar o ensino e a pesquisa, o Tesouro se encurta.
É um absurdo o desmonte do nosso país levado a cabo pelo atual desgoverno golpista. Os países que contam na economia mundial investem pesadamente no ensino/pesquisa. Criam marcas famosas na indústria automobilística, de computação, comunicação. A Alemanha, destruída, e bote destruída aí, pela guerra, é hoje o país mais forte da Europa econômica e financeiramente, sediando o Banco Central Europeu, Japão e Coreia do Sul estão lá na frente. A própria China, após percalços gerados por equívocos da sua Revolução, vai se tornando aos poucos a maior potência do mundo.
Todos estes países investem com empenho e quantidade em educação, pesquisa. Aqui temos um ministro da Educação que não convence. As universidades e outros centros de ensino e pesquisa se queixam da exiguidade das verbas que recebem.  E agora mais uma má notícia, que é a da possibilidade de parada no pagamento de bolsas e pesquisas. Não dá para continuar muito tempo assim. Urge voltarmos a caminhos não golpistas e espúrios.
Na política externa, Pindorama, que cresceu muito em protagonismo internacional nos governos anteriores, se torna cada vez mais irrelevante apenas acolitando o reacionarismo que se instalou na Argentina, Paraguai e outros países sul-americanos. Nas cúpulas internacionais, Temer Lulia praticamente se esconde e ainda leva safanões, como o que recebeu da primeira-ministra da Noruega, devido ao aumento do desmatamento e da grilagem de terras públicas.
Sem agenda e obedientes às leis ao assim dito mercado, essa quadrilha que nos desgoverna (no dizer de Wesley Batista) avança TEMERariamente pelo caminho da privatização sem nenhum critério de tudo o que Fernando 2º (FHC) não conseguiu nem ousou privatizar (vejam o livro A privataria tucana).

Com o prosseguimento da política externa de Lula, de Celso Amorim, o Brasil seria hoje ouvido e respeitado.

Nenhum comentário: