segunda-feira, 21 de agosto de 2017

O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) CORRE PERIGO DE DESAPARECER, DEIXANDO MILHÕES DE BRASILEIROS SEM ASSISTÊNCIA MÉDICA. TEMER NÃO PRECISA DO SUS

A sanha antipopular e de desmonte sócio-econômico-político do país exibida cinicamente pela quadrilha (ver opinião de Joesley Batista) chefiada pelo golpista Michel Miguel Elias Temer Lulia certamente, se não for contida, dará fim ao Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se do maior sistema público de saúde do planeta e já tem 30 anos. A Rede Globo e a imprensa nativa em geral não perdem oportunidade de criticar as mazelas do SUS, que são muitas, sabemos, devido à falta de recursos e constantes crises que o atingem. Seu atual carrasco é a emenda constitucional que limita os gastos públicos nas próximas duas décadas. Quem faz o alerta é Ronald Ferreira dos Santos, presidente do Conselho Nacional de Saúde.
Enquanto a mídia nativa está voltada para o deus Mercado e consequentemente só quer o bem dos famigerados planos privados de saúde, que a financiam, os próprios médicos do SUS em geral não cumprem seus plantões na íntegra e até faltam a eles sem justificativa. Acreditam que se trata de um bico desprezível para melhorar seus rendimentos. Por outro lado, para golpistas, a Constituição vale quase nada e assim galhardamente romperam as regras que estabelecem a saúde como um direito universal, na Constituição vigente. Assim, eles pouco ligam para o descumprimento dos plantões por muitos médicos.
Lembremos que, apesar de suas gritantes deficiências, o SUS atende a uma imensa população, que não cessa de crescer devido ao atual processo de repauperização do brasileiro, após um período em que sua renda melhorou sensivelmente.
Ferreira dos Santos observa que, com todas as dificuldades, o nosso país montou, em 30 anos, um sistema de saúde, o SUS, que, além de ser o maior do mundo, resolve problemas complexos, desde o tratamento da AIDS ao da Zika. Passando pelo transplante de órgãos, SAMU, assistência farmacêutica. O SUS identifica necessidades, intervém e produz conhecimento.

Mais uma glória para os golpistas: a morte do SUS, do qual não precisam nem Temer nem sua quadrilha.

Nenhum comentário: