sábado, 19 de agosto de 2017

SUPLEMENTO SOBRE EDUCAÇÃO DO JORNAL DO COMMERCIO MOSTRA IMPORTÂNCIA DE UM ENSINO DE QUALIDADE PARA A PROSPERIDADE DE UM PAÍS

Antes de entrar no tema desta postagem, registro aqui algo que nem causa mais espanto de tão corriqueiro. O Tribunal de Justiça de Pernambuco instituiu um auxílio alimentação para seus pobres membros. Os vencimentos deles não bastam para alimentar a família. Imagine salário mínimo.
E agora ao tema de hoje. O Jornal do Commercio do Recife publicou, domingo passado, um bom suplemento sobre educação, sob o título “A fórmula da mudança”. Em resumo, mostram suas autoras (Luiza Freitas e Margarida Azevedo) que não existe nenhum país próspero sem uma educação de qualidade para toda a população. Tratam também do dado promissor de que, em nosso país ainda longe de um bom desempenho no setor, grupos privados estão participando num processo que, até há bem pouco, atribuía-se apenas ao Estado.
Bancos. indústrias, xópins passaram a prover ensino/educação para formar seus funcionários e aperfeiçoar essa formação. Não se trata propriamente de altruísmo, pois no capitalismo não há espaço para isso e, sim, da convicção de que a economia de mercado exige qualificação da mão de obra e também que haja renda para esta. Se não, cadê o consumo?
Observemos uma realidade. Uma população como a da Região Metropolitana do Recife aceitaria o péssimo transporte público que lhe dão, ruas esburacadas ou sem pavimentação, escolas e assistência de saúde de baixa qualidade, sujeira nas vias públicas e outras calamidades que nos afligem se tivesse recebido um ensino de qualidade? Basta comparar nossos rios e canais aos canais da cidade belga de Bruges. Na Bélgica, na Europa em geral, há bom ensino. E aqui?
Se o ensino básico for precário, ficam eliminadas as chances de uma boa formação, de um bom emprego. O especialista Marcos Magalhães, ouvido pelas autoras do referido suplemento, afirma que a educação “é um desafio gigantesco. Temos 33 milhões de adolescentes e jovens entre 15 e 24 anos de idade. Dessa tropa, só 14% estão na universidade. Menos da metade concluiu o ensino médio. Somente 8% têm um curso técnico”.
Infelizmente, nossos governantes, mais preocupados com pura política e, muitas vezes, politicagem, não dão a devida importância ao ensino. Professores do ensino infantil, básico e médio são mal preparados e pagos; o salário é insuficiente até para a compra de livros, reciclagem.

Nessa mesma edição do JC (13.08.17), o presidente do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) e do Grupo JCPM, empresário João Carlos Paes Mendonça, dá uma entrevista em que fala da importância da educação e do que vem fazendo o seu grupo empresarial há dez anos no sentido de capacita e estimular a inserção de jovens no mercado de trabalho em Pernambuco, Ceará, Bahia e Sergipe. Esse trabalho foi iniciado no bairro recifense de Brasília Teimosa, onde se situa a sede do grupo e que fica próximo ao Shopping RioMar (que integra o grupo). Mais de 10 mil jovens já foram capacitados.

Nenhum comentário: